• rostos meninas
  • image01c

Fórum Popular da SADC em Maputo

O Comité Executivo do Fórum Parlamentar da SADC está desde o passado dia 10 de Julho,reunido em Maputo, numa última acção de preparação da 31ª Sessão Ordinária do organismo, que começa amanhã em Maputo com a duração de três dias.
No encontro, os presidentes dos catorze parlamentos membros deverão fixar a agenda final do encontro, para além de passarem em revista os últimos pormenores em torno da sessão que arranca sexta-feira, dia 13, cuja abertura vai ser presidida pelo Chefe do Estado moçambicano, Armando Guebuza.
São membros do Comité Executivo do Fórum Parlamentar da SADC os presidentes dos parlamentos dos países da região, nomeadamente, Angola, África do Sul, Botswana, Lesoto,  Namíbia, Tanzania, Zâmbia, Zimbabwe, Moçambique, Madagáscar, Maurícias, RD Congo, Malawi, Sheychelles, África do Sul e Suazilândia.
Porém, no que respeita ao encontro de Maputo, convém referir que estão já na capital moçambicana 13 dos representantes dos 14 parlamentos da região. Apenas as Sheychelles não se faz presente por motivos devidamente justificados.
No que respeita aos líderes parlamentares, encontram-se já em Maputo 9 presidentes de parlamentos, dos quais se destacam o do Zimbabwe, que também preside o Fórum, Lovemore Moyo.
O encontro de Maputo, subordinado ao lema `Reforço da Democracia Parlamentar´ tem como principal objectivo partilhar experiências e boas práticas em matérias ligadas à organização e funcionamento dos parlamentos.

FaceBook  Twitter