Oficinas de formação de Inhambabe, Manica e Sofala

Realiza-se sexta-feira, dia 13 de Março, às 11 horas, no Teatro Avenida em Maputo, a cerimónia de apresentação dos resultados das oficinas de formação realizadas nas Províncias de Inhambane, Manica e Sofala, entre Março e Outubro de 2014.

teatro eunic

No evento será apresentado o Pequeno Manual de Intervenção em Teatro Educativo, da autoria de Dadivo José e Evaristo Abreu, que servirá, nesta fase inicial, como ferramenta de trabalho para os 60 formandos dos Institutos de Formação dos Professores-IFPs. Os actores-formadores (mastertrainers) farão, ainda, uma pequena demonstração do trabalho realizado nos IFPs. Este projecto é promovido e organizado pelo cluster EUNIC Moçambique em cooperação com o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano e a Academia de Teatro Drama for Life Universidade de Witswatersrand (Joanesburgo), e conta com o patrocínio exclusivo do GIZ-Gabinete de Cooperação Alemã.
Partindo de um workshop piloto que se realizou em 2013 no IFP da Matola e que produziu resultados satisfatórios, foi desenvolvido trabalho nas Províncias de Inhambane, Manica e Sofala no sentido de os actores-formadores partilharem esta experiência com os formandos dos vários IFPs envolvidos, designadamente os IFPs das localidades de Homoíne, Chicuque, Vilanculo, Chibata, Nhamízua, Nhamatanda e Inhaminga.Foram realizadas várias actividades destinadas à formação dos formadores tendo sempre em vista o uso do drama na abordagem didáctica por parte dos formadores enquanto futuro corpo docente do ensino primário.
O teatro e o drama na educação são usados como metodologia e estratégias para criar condições para que a escola seja um espaço seguro de aprendizagem, desenvolvimento intelectual e de relações interpessoais. Também pretendem ser um modelo pedagógico-teatral, cujos objectivos ultrapassam o simples atendimento de necessidades curriculares.
Refira-se que o cluster EUNIC-Moçambique promove desde 2011 um projecto de Teatro Infantil de âmbito educativo e curricular que conta com a participação de actores do Grupo de Teatro M’Bêu, da Escola de Comunicação e Artes da UEM, do Grupo de Teatro do Oprimido, do CEPAD-Centro de Produção de Artes Dramáticas e da Companhia de Teatro Mahamba.
A EUNIC é uma rede constituída pelos Institutos Nacionais de Cultura da União Europeia. Foi fundada em 2006 e congrega 30 membros de 26 países. O cluster EUNIC-Moçambique foi criado em Dezembro de 2010 e integra actualmente o British Council, o Camões-Centro Cultural Português e o ICMA-Instituto Cultural Moçambique-Alemanha.

FaceBook  Twitter