KUGOMA promove oficinas teatro de sombras para crianças

Maputo é palco entre 5 e 15 de Julho, da 3ª edição do KUGOMA – Fórum de Cinema de Curta-metragem, uma mostra internacional de cinema caracterizada por sessões gratuitas ao ar livre, nos bairros da cidade.
O evento procura colmatar a ainda escassa oferta de salas de cinema bem como o preço e a localização das existentes, exibindo, mais de uma centena de filmes para todas as idades, com especial destaque para a produção nacional e filmes para audiências infanto-juvenis.
O KUGOMA convidou a actriz Tânia Silva para dinamizar uma Oficina Piloto de Teatro de Sombras, dirigida a crianças entre os 7 e os 13 anos, a decorrer de 9 a 12 de Julho, na ENAV - Escola Nacional de Artes Visuais.
O jogo de sombras do teatro de marionetas oriental é considerado um dos mais remotos precursores do cinema. Experiências posteriores como a câmara escura e a lanterna mágica constituem os fundamentos da ciência óptica, que tornou possível a realidade cinematográfica. Surgiu na China, por volta de 5.000 a.C., e consiste na projecção sobre paredes ou telas de linho de figuras humanas, animais ou de objectos recortados e manipulados.
Participarão na oficina 12 crianças, identificadas pela direcção da ENAV no Bairro do Aeroporto. Quatro alunos da ENAV vão monitorar a oficina e aprender os fundamentos de uma técnica na expectativa de poder reproduzir a oficina junto dos colegas.
Espera-se que esta iniciativa se repita em todas as edições do KUGOMA, para as quais se projecta já um workshop de iluminação para Teatro de Sombras com recurso a materiais reciclados e de fácil acesso.
O trabalho desenvolvido será apresentado na Sessão Pública de Encerramento do KUGOMA, dia 15 de Julho, domingo, na Escola Nacional de Artes Visuais, cerimónia que decorrerá das 15.30 às 18.30h, e da qual farão parte algumas outras surpresas.

FaceBook  Twitter