Desminagem em fotografia
Uma exposição fotográfica sobre a desminagem em Moçambique terá lugar a partir de 17 de Julho na Associação Moçambicana de Fotografia (AMF), em Maputo.
Numa iniciativa do Instituto Nacional de Desminagem, a amostra subordinada ao tema “desminagem, contribuindo para o desenvolvimento de Moçambique” tem em vista divulgar cada vez mais a problemática das minas terrestres nas comunidades afectadas e reflectir os esforços que o Governo e seus parceiros nacionais e internacionais estão a desenvolver com vista a realçar o progresso do Plano Nacional de Acção Contra Minas 2008/2014.
Outro objectivo desta exposição coloca-se com a importância da coordenação com os parceiros e da mobilização dos seus recursos para a desminagem em prol do cumprimento das obrigações da Convenção de Ottawa bem como a libertação da terra para a implementação de desenvolvimento socioeconómico. O problema das minas em Moçambique estende-se desde os tempos da guerra civil que devastou o país. Desde então, tem-se realizado inúmeras actividades no sentido de maximizar o impacto positivo dos programas humanitários de acção contra as minas. De referir que a Associação Moçambicana de Fotografia surgiu em 1981 com a primeira exposição Moçambique: «A Terra e os Homens». Um ano mais tarde, a associação abriu uma galeria, no centro de Maputo, que está à disposição de artistas de outras áreas e tornou-se um ponto de encontro da cultura moçambicana.