Victor Sousa no IC
Está patente desde 27 de Junho na Galeria do Centro Cultural do Instituto Camões, em Maputo, a exposição individual do artista Victor Sousa. A mostra que estará exposta até 28 de Julho, tem como título “60”, em referência ao sexagésimo aniversário de vida do artista e reúne trabalhos realizados entre 2011 e 2012, de acordo com as técnicas de Pintura, Cerâmica e diferentes técnicas de Impressão com diversos recursos de gravação a cores.
Gravura, pintura, desenho e cerâmica são algumas das várias modalidades usadas pelo artista para dar expressão à sua criatividade. Em 1982, fez a sua primeira individual de gravura e pintura, no Núcleo de Arte em Maputo. Desde então, Victor Sousa nunca mais parou, tendo participado em inúmeros workshops e exposições colectivas, sendo 60 a sua oitava individual. As narrativas da mulher e da família continuam presentes nesta exposição. Elas são representadas com uma carga expressiva e detentora de uma áurea festiva que revela sensibilidade e amoralidade. Nelas, a presença da figura feminina identifica a preocupação com os valores étnicos, familiares, morais e religiosos. Na escultura/cerâmica, os elementos de adornos tornam as obras mais expressivas e efeminadas. Já nas obras produzidas nas diferentes técnicas de impressão, a forma é sintetizada.
Victor Sousa nasceu em Maputo, em 1952. Frequentou os cursos de Desenho Analítico e Publicitário, Desenho Mecânico, Desenho e Pintura, Cerâmica e Gravura. Estagiou no atelier de António Inverno (Pintura e Serigrafia) e foi professor de Arte na Escola de Artes Visuais em Maputo.