100 melhores PME de Moçambique
Encontram-se abertas as candidaturas para o Prémio «100 Melhores Pequenas e Médias Empresas (PME)» de Moçambique. O lançamento oficial do Concurso decorreu na passada quinta-feira, 23 de Agosto, em Maputo, e contou com as intervenções do ministro da Indústria e Comércio, Armando Inroga, do presidente do Conselho de Administração (PCA) do grupo Soico, Daniel David, e do director interino da SNV (Organização Holandesa de Desenvolvimento), Augusto Razulo, num evento que envolveu representantes de organizações públicas e privadas nacionais.
«100 Melhores Pequenas e Médias Empresas» é uma iniciativa promovida pelo grupo Soico e pelo Ministério da Indústria e Comércio (MIC), através do Instituto para a Promoção de Pequenas e Médias Empresas (IPEME), contando com o apoio da SNV, do BCI e da BDO. O prémio vai distinguir qualitativamente as empresas do segmento, e vai contar com três principais categorias: «PME do Ano», «PME Inovador» e «PME Inclusiva», sendo esta última patrocinada pela SNV. Ao mesmo tempo, haverá a distinção de empresas com os Prémios «PME Fornecedora do Estado», «PME Mulher Empreendedora» e «PME Empreendedorismo Jovem». A iniciativa pretende, no fundo, seleccionar as 100 melhores PME, premiando a qualidade, estimulando a inovação e incluindo os moçambicanos no processo de desenvolvimento social.
SNV atribui Prémio ‘Melhor PME inclusiva’ e lança o Conselho de Negócios Inclusivos
Analogamente à iniciativa, pretende-se disseminar o modelo de Negócios Inclusivos a cerca de 28 mil PME no País, através da Comunicação Social; estimular e promover as práticas dos Negócios Inclusivos e providenciar assistência técnica às melhores PME identificadas no âmbito do projecto. Um modelo de negócio onde os empresários são motivados a incluir as comunidades locais no seu core business. Ainda no âmbito do concurso «100 Melhores PME», a SNV patrocina o prémio «Melhor PME Inclusiva», que consiste numa viagem à América Latina para a troca de experiências; na assistência técnica prestada pela SNV; na elaboração de um plano de negócio inclusivo e no apoio à obtenção de financiamento. A ideia é criar um mecanismo de suporte e acompanhamento ao desenvolvimento de negócios às empresas vencedoras do concurso, que auxilie na redução de riscos; facilite o acesso ao crédito e encoraje as melhores práticas de negócio.Por outro lado, a SNV, juntamente com os seus parceiros e líderes do sector privado, vai lançar em breve o Conselho de Negócios Inclusivos como forma de garantir o desenvolvimento e a coordenação de políticas e estratégias pró-Negócios Inclusivos.